Comid Máquinas lança programas de LGPD e Compliance

sexta-feira, Outubro 22, 2021

Nesta sexta-feira, 22 de outubro, a Comid Máquinas realiza o lançamento oficial de seus programas de Compliance e LGPD, com a presença de clientes, fornecedores, entidades públicas e privadas, além do prefeito de Dourados, sr. Allan Guedes e do presidente da Câmara Municipal, sr. Laudir Munaretto, em sua sede de Dourados, MS.

Ambos os programas trazem mais transparência, segurança e integridade à empresa, melhorando sua qualidade de governança corporativa e sua confiabilidade pública, tanto em relação aos seus sócios, gestores e colaboradores, quanto em relação ao respeito às leis e ao relacionamento com entidades públicas e privadas.

As normas de compliance, termo que vêm do inglês ‘to comply’ e que significa “agir conforme a regra”, regem todos os aspectos do funcionamento interno e externo da empresa, adequando o regulamento interno da Comid à lei, “a fim de detectar e corrigir desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira”. (Art.41 do Dec. 8.420/2015)

A partir deste código de conduta interna, o programa promove uma série de instrumentos que visam garantir a transparência e a legalidade dos processos. Estão incluídos canal de conformidade, treinamento dos funcionários, aplicação dos códigos de conduta e auditorias de compliance.

Já a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD (lei 13.709/18), busca mais proteção aos direitos fundamentais de liberdade, privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade dos indivíduos, estabelecendo algumas bases legais para o tratamento de dados pessoais.

Assim, a empresa adota medidas técnicas e organizacionais que garantem total adequação à lei, como também asseguram a privacidade e os direitos dos titulares dos dados.

Segundo Alexandre Dantas, DPO (data protection officer) da Comid Máquinas “a implantação desses programas representa um passo importante para reafirmar nosso compromisso com a integridade e total adequação às leis, além de consolidar a Comid como uma empresa parceira e de alta confiabilidade”.

A Comid Máquinas não mede esforços em manter um processo contínuo de aperfeiçoamento corporativo, de forma adequar-se tanto às leis do nosso país, quanto às necessidades trazidas pela evolução tecnológica, para manter-se sempre como referência em seu setor de atuação.



Share