Nossa História

CONHECENDO A COMID MÁQUINAS

Em 1972, Edmundo Miguel Simczak e Leodoni Richter iniciavam o capítulo que mudaria o rumo da história da agricultura em Dourados.  Ambos provindos do Sul do país vieram para uma região, na época, ainda em desenvolvimento. Uma cidade pequena, mas que aos olhos deles, prometia prosperidade. Nesse período significativo da história sul mato-grossense, começava o plantio de soja no cerrado do centro-oeste brasileiro. Alguns agricultores do Rio Grande do Sul que aqui se estabeleciam, vinham enfrentando dificuldades tanto na aquisição do maquinário agrícola que precisavam, quanto da assistência técnica e peças de reposição por falta de empresas especializadas no ramo. Perspicazes e entusiasmados, Edmundo e Leodoni, juntamente com Darci Simczak e Guinter Brum resolveram fundar Comid Máquinas Agrícolas em Dourados.

 

Empreendedorismo

A vontade de construir um cenário melhor para agricultura em Dourados impulsionaram a implantação da Comid Máquinas Agrícolas na cidade. A primeira preocupação do grupo formado pelos quatro sócios foi buscar um fabricante que atendesse com qualidade a região ainda não explorada pelas grandes companhias de equipamentos. Em razão das dificuldades que enfrentava o produtor rural, esse setor era primordial, já que não havia estradas com condições de trafegabilidade, acarretando um isolamento do homem do campo com a cidade. O atendimento era feito nas próprias fazendas.

Após um período de pesquisa e planejamento optaram pela representação da marca New Holland e sendo assim, o grupo adquiriu uma área no setor oeste de Dourados, com nove mil metros quadrados, espaço suficiente para a expansão da firma,  local onde a empresa permanece até hoje.

 

Nessa época, Edmundo assumiu a área comercial,  Leodoni ficou encarregado da área de peças, Guinter se responsabilizou pela área de assistência técnica e Darci ficou intermediando as relações com o Sul do país, já que em um período de seis meses, a empresa funcionou como uma extensão da empresa Estanislau Simczak e Filhos Ltda. (do RS), e por isso as peças e implementos vinham do Rio Grande do Sul para Dourados.

 

Em 1973, o grupo de sócios decide se desvincular da empresa gaúcha e fundar em Dourados o COMÉRCIO DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS DOURADENSE LTDA. Nesse ano, a empresa obtém a primeira concessão para a região de Dourados, das colheitadeiras Clayson, posteriormente denominadas, New Holland.

Atuando como concessionária de colheitadeiras iniciou em 1976 a comercialização de implementos, neste mesmo ano passou a utilizar a sigla COMID - Comércio de Máquinas e Implementos Douradense.

 

1978 - Inclui uma nova atividade em seu leque de produtos: os defensivos agrícolas. Hoje a Comid possui expressiva participação no mercado regional desses produtos, por meio do trabalho com renomadas marcas de produtos de qualidade reconhecida internacionalmente.

1979 - O sócio Darci Simczak desligou-se da sociedade, para dedicar-se aos negócios no Rio Grande do Sul. Nesse mesmo ano, em função da sazonalidade dos produtos oferecidos, a empresa ingressou na área de insumos e sementes.

1983 - Em agosto deste ano passou assinar COMID MÁQUINAS Ltda.

1987 - O sócio Guinter deixa a empresa.

1988 - A Comid deixa de ser distribuidora dos produtos New Holland, porém continuou assistindo aos seus clientes com peças e serviços dessa marca.

1996 - No final desse ano, a Comid consegue sua maior e mais promissora parceira comercial no ramo de máquinas agrícolas, sendo nomeada concessionária da SLC - John Deere, fabricante da mais completa linha de máquinas agrícolas do Brasil.

 

Parceria e expansão

A SLC – fundada em 1945, com sede em Horizontina - RS, é uma empresa nacional que se encontra associada com a Deere & Company, fabricante dos produtos John Deere, que é a maior empresa mundial na produção e desenvolvimento de equipamentos agrícolas. Líder mundial em tecnologia, que a partir da parceria com a Comid Máquinas, está à disposição dos agricultores de Dourados e região.

Em menos de dois anos de trabalho com os produtos John Deere a Comid conquistava uma participação de mercado equivalente a 50% em colheitadeiras, 18% em tratores e 15% em plantadeiras, o que indicava a liderança na preferência dos agricultores da região.

1998- A COMID MÁQUINAS completa 25 anos, com alto conceito no Estado como uma das maiores representantes da linha agrícola. Inclusive, logrando vários prêmios a nível nacional como campeã de vendas de máquinas e implementos agrícolas.

 

Nesse ano, a Comid já contava com 83 funcionários divididos nos Departamentos de Administração, Vendas de Máquinas e Implementos, Vendas de Insumos, Vendas de Peças, Distribuição e Assistência Técnica. Uma equipe é formada por profissionais altamente qualificados para bem orientar o agricultor na melhor opção de aquisição de máquinas agrícolas e lubrificantes, além de sementes e defensivos. A empresa conta também com uma frota de 25 veículos para a entrega, assessoria e assistência técnica para o campo.

Nos seus 25 anos de existência a Comid colocou no mercado regional um total de 1350 colheitadeiras, 150 tratores e mais de 5 mil implementos agrícolas, contribuindo decisivamente no processo de mecanização da agricultura regional.

 

2001- Falece o Sr. Edmundo Miguel Simczak, um dos fundadores da Empresa. Suas tarefas e funções se transferem para o Sr. Rafael Simczak Treuherz.

 

COMID 42 ANOS

 

Em 2014 a Comid Máquinas LTDA completa 42 anos de cultivo ao companheirismo e amizade para com clientes, colaboradores e toda a comunidade Douradense. Com qualidade, confiabilidade e compromisso socioambiental, tem como principal objetivo manter-se como referencial de excelência enquanto comercializadora de máquinas, lubrificantes, insumos e defensivos agrícolas. Além disso, reconhece a importância da comunidade para o sucesso da empresa, bem como a necessidade de retribuir a sociedade parcela do valor agregado ao negócio e a responsabilidade de fazer com que o processo de reutilização de embalagens e a economia dos produtos e matérias recicláveis ocorram de forma consciente. Para com os colaboradores a empresa procura manter a política de reconhecer e aceitar as diversidades das pessoas que a integram, pautando suas relações pela confiança, lealdade e justiça. A Comid Máquinas Ltda. e as empresas associadas à sua marca compartilham dos valores estabelecidos nas diretrizes organizacionais e zelam mutuamente pela imagem, interesses comuns e compromissos acordados.

 

 

Nosso Negócio:

Proporcionar soluções em serviços, produtos e informações para o agronegócio.

 

Nossa Missão:

Oferecer soluções de qualidade em agronegócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de todos os envolvidos, levando em conta o respeito ao meio-ambiente.

 

Nossa Visão:

 

Ter plena solidez e ser a melhor parceira que clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade possam ter.

 

Nossos Valores:

 

Integridade:

Acima de tudo, ter o compromisso de sermos éticos, coerentes e transparentes em tudo que fazemos e em todo tipo de relacionamento que temos, dentro e fora da organização.

 

Trabalho em Equipe:

O trabalho em equipe é a essência de nosso sucesso como empresa ligada ao agronegócio. Nosso maior compromisso é com o bem-estar de toda a companhia, o que exige que todos nós passemos a aprender com os outros e a partilhar nossos conhecimentos e recursos, visando o beneficio de nossos clientes, colaboradores e sociedade.

 

Respeito:

Respeitar todas as pessoas independente de origem, hierarquia sexo e idade. Tratar com dignidade as diferenças e divergências.

 

Profissionalismo:

Ao servir nossos clientes, estar comprometidos com o mais alto padrão de qualidade, buscar inovações e atuar de maneira decisiva e harmoniosa. Profissionalismo deve orientar as relações inter/intra áreas dentro da organização.

 

Nossos Princípios:

 

Honestidade:

É o comportamento básico que norteia as relações com todos os seres humanos envolvidos no processo.

 

Seriedade e profissionalismo:

É cumprir os compromissos assumidos com clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade e consigo mesma.

 

Qualidade:

É a busca continua da satisfação do cliente interno e externo.

 

Bom Atendimento:

São ações congruentes que, permanentemente, traduzam nossos pensamentos de preocupação constante com a satisfação plena dos clientes.

 

Agilidade nas mudanças e Criatividade:

São ações proativas que respaldadas na criatividade que permitam a todos os envolvidos, não só sua sobrevivência, mas seu crescimento continuo.

 

Lucratividade Reciproca:

É cultivar a parceria com fornecedores, clientes e colaboradores no processo de resultados positivos para ambos.

 

 



Share